OS BASTIDORES DA FAZENDINHA E O TRABALHO QUE DÁ

 

maonamassa_cia_dos_bichos_icone

Os animais são a principal atração da Cia. dos Bichos, mas para eles brilharem, há um incessante  trabalho nos bastidores da fazendinha. Conheça um pouco do esforço que existe por trás do entretenimento que proporcionamos.

maonamassa_cia_dos_bichos_foto1

Todas as manhãs, tem que rastelar a fazendinha, limpar os cercados e as cocheiras, trocar a água, arriar os cavalos, levar os animais até os recintos de exibição e alimentá-los. Distribuir essa dieta de manhã e à tarde exige uma logística trabalhosa. Alguns patos, impacientes, saem do lago e esperam o “fazendeiro” na porta da casa dele.

Para satisfazer as necessidades alimentares dos animais, eles consomem semanalmente cerca de 700 kilos de ração, capim, frutas e feno, que os animais adoram; O feno chega de caminhão, e enquanto é descarregado, a bicharada faz a maior festa, com algazarra e agitação.

maonamassa_cia_dos_bichos_foto2
maonamassa_cia_dos_bichos_foto3

A serragem é usada como “cama” nas cocheiras dos animais, pois absorve bem os dejetos deles durante a noite, mantendo a o lugar sequinho. Um caminhão com serragem, proveniente das madeireiras da região, abastece as cocheiras mensalmente.

A serragem das cocheiras com dejetos é diariamente substituída por outra novinha. Um caminhão recolhe esse esterco para ser reutilizado como adubo em plantações de verduras.

maonamassa_cia_dos_bichos_foto4
maonamassa_cia_dos_bichos_foto5

É preciso grande quantidade de capim para alimentar os herbívoros,  por isso a cada dois dias saímos com o carro para procurar capim nas redondezas. Com a chegada dos condomínios, temos de ir cada vez mais longe. Perde-se um tempão procurando.

Se tem algo que não pode faltar, é a lenha ! Principalmente nos meses de inverno. Ela deixa a Vila Caipira quentinha e aconchegante, já que abastece o fogão e o forno de onde saem o café e um bolo quentinhos. Para a lenha chegar à Vila, dá trabalho: estocar, cortar, carregar…..

maonamassa_cia_dos_bichos_foto6
maonamassa_cia_dos_bichos_foto7

Obras ! Muitas obras ! A fazendinha ainda está em formação, se estruturando mesmo tantos anos depois da sua inauguração. São melhorias voltadas para o bem-estar dos visitantes, para os animais e para as pessoas que trabalham aqui.

A manutenção é um trabalho constante: cercas, casinhas, telhados, pinturas, gramado, estacionamento, lago, caminhos de pedrinhas. Um dos objetivos fundamentais da boa manutenção é a prevenção de acidentes; eles podem vir até do alto, na forma de galhos perigosos, que retiramos quando oferecem perigo.

maonamassa_cia_dos_bichos_foto8
maonamassa_cia_dos_bichos_foto9

Pinturas e murais complementam as explicações dos monitores, ajudam a passar a mensagem educativa que desejamos e deixam o aprendizado mais didático. O pintor Júlio César e a monitora Tatu pintam painéis aqui na fazendinha que mexem com a imaginação das crianças.

Em junho e agosto, a Cia. dos Bichos se enfeita de bandeirinhas coloridas para realizar as Festas Juninas e o projeto Folclore Brasileiro. A montagem e a desmontagem desses dois eventos levam mais de um mês e envolve muitos colaboradores.

maonamassa_cia_dos_bichos_foto10
maonamassa_cia_dos_bichos_foto11

Infra-estrutura impecável não basta. Passeios são feitos por pessoas!  A equipe de atendimento é fundamental para o sucesso do passeio, por isso constantemente promovemos reuniões com os monitores para buscar uma melhoria contínua no atendimento.

Passar um dia agradável com a família na Cia. dos Bichos não seria possível sem o empenho e a dedicação da equipe de manutenção e de muitos colaboradores. Eles cuidam para que tudo esteja em ordem, e acreditem: dá muito trabalho ! Eles merecem uma menção honrosa.

maonamassa_cia_dos_bichos_foto12