fbpx
 

Saúde e Bem-Estar dos Animais

SAÚDE E BEM-ESTAR DOS ANIMAIS

 

Nós temos um carinho especial por nossos animais; muitos têm uma longa história aqui na fazendinha, por isso nos preocupamos com o bem-estar deles e nos empenhamos em adotar um conjunto de práticas que tornam sua vida mais saudável e prazerosa.

Nada melhor do que sair da rotina e passar um dia no campo!  Nos dias de “folga”, os animais são transferidos dos seus recintos e soltos no pasto para correr, deitar, rolar no gramado e encontrar os amigos….. É a maior alegria !

Procuramos exibir os animais de maneira adequada, respeitando as necessidades de cada espécie. Os búfalos gostam de ficar dentro d’água nos meses quentes, por isso fizemos uma “piscina” particular para eles. Já as cabras gostam de subir em tudo, por isso elas têm troncos para brincar, saltar e se divertir.

O suporte veterinário na fazendinha é feito pelo Dr. Rogério Rokitzki e pela Dra. Fernanda Galluzzi, que fazem procedimentos de rotina e prevenção de doenças, vermifugação, vacinações, partos e emergências.

A Cia. dos Bichos possui o Certificado de Regularidade obtido perante o Conselho Regional de Medicina Veterinária, subordinado ao Ministério da Agricultura, que atesta a aplicação regular das vacinações anuais obrigatórias, importantes para assegurar a saúde dos  nossos queridos animais.

Uma vida saudável começa por uma boa alimentação! Cada espécie ganha ração específica, balanceada para a sua dieta, além de capim fresco, feno e frutas.

Nada como dormir em uma cama de serragem limpinha e quentinha depois de um dia de trabalho. Todas as tardes, os animais vão dormir em cocheiras fechadas, protegidas do frio e da chuva.

Puxar a charretinha exige esforço, por isso temos cavalos extras para se revezarem  nessa tarefa. O cavalinho que trabalhou de manhã descansa à tarde, quando outro cavalinho,  descansado, assume a tarefa.

Recinto dos Coelhos e Berçário de Filhotes : estes dois lugares exigem uma atenção extra, porque filhotes e coelhos são frágeis e podem se machucar. Nestes recintos há regras mais rígidas para o manuseio com os animais, e o horário de exposição é reduzido.

Cada espécie da fazendinha tem particularidades que devem ser atendidos: os herbívoros ganham sal à parte como complementação na alimentação; já as galinhas necessitam de cálcio, senão elas bicam os próprios ovos; nos pintinhos deve sempre ter lâmpadas de aquecimento, as ovelhas devem ser tosquiadas depois do inverno….. ufa, a lista não pára !